Trabalho apresentado na reunião anual da ANPED aborda contribuições da Educação Popular e Fenomenologia para pesquisas realizadas com prostitutas

No dia 3 de outubro, no GT6 de Educação Popular,  Fabiana Rodrigues de Sousa – doutoranda do PPGE/UFSCar e membro do GETS – apresentou o trabalho intitulado “CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR E FENOMENOLOGIA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO REALIZADA COM PROSTITUTAS” na 34a. Reunião Anual da ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.

As reflexões que fomentaram a redação do artigo apresentado são oriundas de pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida com mulheres que prestam serviços sexuais em casas noturnas de São Carlos. O artigo foi elaborado em co-autoria com a professora Dr. Maria Waldenez de Oliveira (DME/UFSCar), no qual discorremos sobre os conceitos de corporeidade, consciência e intencionalidade a partir de aportes teóricos da Educação Popular (em especial das contribuições de Paulo Freire e Ernani Fiori) e da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Bem como, apresentamos saberes de experiência consolidados no exercício da prostituição, procurando desvelar a relevância da percepção, do corpo e dos dados sensíveis no processo de aquisição desses saberes.  O arquivo com o trabalho completo será disponibilizado, em breve, no endereço: http://www.anped.org.br/internas/ver/reunioes-anuais.

Fabiana (membro do GETS) e Danilo Streck (coordenador do GT Educação Popular)


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